Cultura

Mariza canta no EDPCoolJazz

A fadista atua no dia 24 de julho, no EDPCoolJazz, no estádio municipal de Oeiras, num concerto que conta com a participação especial do fadista Ricardo Ribeiro.

Esta não é a primeira vez que Mariza atua no certame, nem que partilha o palco com Ricardo Ribeiro, distinguido há três anos com o Prémio Amália Melhor Fadista.

A artista está a realizar uma digressão europeia, tendo atuado na semana passada na Alter Oper de Frankfurt, e deverá ainda cantar na Roménia, Finlândia e em Israel.

Em Oeiras, a criadora de “Os anéis do meu cabelo” deverá ser acompanhada pelos músicos Pedro Viana, na guitarra portuguesa, Pedro Jóia, na guitarra clássica, Vicky Marques, na bateria e percussão, e Yami, no baixo.

O EDPCoolJazz abre no dia 3 de julho com a Orquesta Buena Vista Social Club, que já participou em edições anteriores do certame, e convidou a fadista Ana Moura, distinguida em 2008 com o Prémio Amália Melhor Intérprete.

A orquestra, que está a realizar a sua digressão de despedida dos palcos, atua com alguns dos seus membros fundadores, designadamente o guitarrista Eliades Ochoa, a cantora Omara Portuondo e ainda Guajiro Mirabal, Barbarito Torres e Jesus “Aguaje” Ramos.

A 11.ª edição do EDP Cool Jazz marca igualmente o regresso aos palcos nacionais de Suzanne Vega e dos Pink Martini.

Até 26 de julho, quando encerra o festival, pelos palcos de Oeiras irão passar os Earth, Wind & Fire Experience, José James, Laura Mvula, Márcia e Gregory Porter que, no ano passado, venceu um Grammy na categoria de Best Jazz Vocal Álbum, e que fecha a edição com um espetáculo no palco instalado nos Jardins do Marquês de Pombal.

Mariza