Atualidade

Jacqueline Kennedy fala em cartas sobre ambição do marido

Jacqueline Bouvier Kennedy manteve durante 14 anos correspondência com um padre irlandês. As cartas da ex-primeira dama americana foram agora reveladas pelo jornal The Irish Times. A publicação teve acesso aos documentos e publicou terça-feira (13), alguns trechos das cartas, enviadas entre 1950 e 1964 pela ex-primeira dama dos Estados Unidos, mulher de John Kennedy, assassinado em 1963.

O arquivo de cartas destinadas ao padre Joseph Leonard será leiloado a 10 de Junho na Irlanda e seu preço pode ultrapassar 1 milhão de euros, segundo a casa de leilões Sheppard’s Irish Auction House.

Numa carta enviada em julho de 1952, pouco mais de um ano antes do seu casamento com Kennedy, Jacqueline fala sobre o tempo passado ao lado do político que lhe transmitia “uma visão surpreendente dos políticos – eles realmente são uma espécie à parte”, dizia. Noutro trecho, ela afirma que a ambição de Kennedy era comparável à de Macbeth, general criado por William Shakespeare tomado pela sede de poder.

Jacqueline fala também do relacionamento com Kennedy, dizendo temer que ele fosse afeito demais a conquistas, como o pai dela, John Vernou Bouvier. “Ele parecesse com o meu pai, de certa forma – ama a conquista e fica entediado com a vitória – e uma vez casado precisa de provas de que ainda é atraente, então flirta com outras mulheres.”

Após o assassinado do marido, Jacqueline diz ao padre que ficou “amarga com Deus” e que estava com dificuldades de encontrar conforto na fé católica. “Deus vai ter que me dar algumas explicações se eu o encontrar um dia”, escreve.
Jacqueline Kennedy faleceu a 19 de maio de 1994. Foi casada com o 35.ºPresidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, e serviu como Primeira-dama dos Estados Unidos durante a presidência de seu marido, de 1961 até 1963, altura em que Kennedy foi assassinado.

John and Jackie Kennedy in Washington Parade

Fotos Reprodção