Cultura

Festróia vai homenagear cinema alemão e Paulo Branco

Uma homenagem ao cinema alemão e a atribuição do golfinho de ouro ao produtor português Paulo Branco são pontos altos da 30ª edição do Festróia, Festival Internacional de Cinema de Setúbal, que decorre de 6 a 15 de junho, noticia a “Lusa”.

“A Alemanha produz bons filmes, mas poucos passam nos circuitos comerciais em Portugal”, justificou a diretora do Festróia, Fernanda Silva, acrescentando que a escolha também se ficou a dever ao facto de gostar muito do cinema alemão.

Fernanda Silva considerou também “mais do que merecida” a homenagem do Festróia a Paulo Branco, lembrando que o produtor português já fez mais de 270 filmes, alguns de realizadores estrangeiros, mas também de portugueses, como Manoel de Oliveira, João Botelho, João Canijo e João César Monteiro, entre outros.

Com um orçamento de apenas 200 mil euros, idêntico ao do ano passado, o Festróia vai exibir 188 filmes de 40 países, onde se incluem os 45 filmes em competição, na Secção Oficial, dedicada a países de pequenas cinematografias, Primeiras Obras e O Homem e a Natureza.

O certame inclui ainda as secções Panorama e Antestreias, uma mostra do cinema português, uma mostra de curtas-metragens europeias e de escolas de cinema, bem como programação infantil e juvenil.

O orçamento do festival é assegurado, em grande parte, pela Câmara Municipal de Setúbal (80 mil euros) e pelo ICA, Instituto do Cinema e do Audiovisual (47 mil euros), mas a diretora do festival aguarda ainda por um apoio significativo por parte do Creative Europe, programa comunitário de apoio ao cinema europeu.

O Fórum Municipal Luísa Todi será, uma vez mais, a principal sala de cinema do Festróia, mas também há muitos filmes para ver no auditório José Afonso e no Auditório Municipal Charlot.

Festroia