Cultura

Festival Fusing estreia Surf Village

A edição 2014 do festival Fusing Culture Experience, que decorre em agosto, na Figueira da Foz, vai dispor de um espaço destinado aos desportos náuticos intitulado Surf Village, anunciou a organização.

O festival, que junta música, arte, desporto e gastronomia, é o único evento do género, em Portugal, que possui uma praia dentro do recinto.

“No Fusing 2014, o desporto vai aproximar-se da cidade, do mar e do rio. Do caiaque ao surf, passando pela vela, assumimos que este ano os desportos náuticos vão ter um peso acrescido”, disse João Ferreira, coordenador da área desportiva do Fusing Culture Experience, à agência “Lusa”.

Na praia da zona ribeirinha, anexa ao molhe norte do porto da Figueira da Foz, estarão disponíveis, gratuitamente, durante os três dias do evento (entre 14 e 16 de agosto) caiaques e pranchas de “paddle surf” – modalidade que junta um remo a uma prancha – e um espaço dedicado à produção, personalização e pintura “ao vivo” de pranchas de surf.

“Queremos mostrar a todos como se vive a cultura do desporto na Figueira da Foz, com o objetivo de unir as diferentes modalidades à música, à arte e à gastronomia”, adiantou.

Incluído no programa do Fusing 2014, mas fora do recinto, em zona marítima, a organização do festival propõe aulas de surf, “bodyboard”, “kayak surf”, “skimming” e surf adaptado.

No campo musical, o evento vai reunir 23 bandas num cartaz que inclui nomes como The Legendary Tiger Man, Dead Combo, Primitive Reason e Fachada, o norte-americano Slow Magic — artista que atua sempre de máscara — e o cantor e compositor brasileiro Cícero, entre outros.

Fusing