Atualidade

Soprano espanhola Montserrat Caballé é acusada de fraude fiscal

A soprano espanhola Montserrat Caballé, de 81 anos, foi acusada na terça-feira, dia 29, por um tribunal de Barcelona de fraude fiscal de meio milhão de euros provenientes de concertos internacionais, informou uma fonte judicial.

“Apresentamos uma queixa na semana passada que foi aprovada hoje (terça-feira)”, disse uma fonte do Ministério Público de Barcelona, indicando que a famosa cantora de ópera, com mais de 50 anos de carreira, deverá depor perante um juiz a 9 de Maio.

Segundo o MP, Caballé solicitou “em 2010 que diversos concertos realizados no exterior fossem pagos a uma empresa em Andorra como se tivesse residência neste país quando, na verdade, vivia em Barcelona”. “Acreditamos que ela tenha fraudado 500.000 euros naquele ano”, revelou a fonte.

Pequeno principado situado nos Pirinéus, na fronteira entre Espanha e França, Andorra foi retirada em 2010 da lista dos paraísos fiscais elaborada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), depois de assinar acordos de intercâmbio informações fiscais com 19 países.

Nascida a 12 de Abril de 1933, Caballé ficou mundialmente famosa na década de 1970. Apesar da sua idade, nunca deixou os palcos.

montserrat_caballe