Atualidade

Morreu Hernâni Gonçalves

Hernâni Gonçalves, que ficou conhecido como o “professor bitaites”, morreu esta sexta-feira aos 73 anos. O ex-treinador de futebol tinha sido operado com sucesso há mais de um mês, à artéria carótida, no Hospital de Santo António, no Porto, mas 48 horas após a intervenção cirúrgica sofreu um AVC, tendo entrado em coma, acabando por falecer hoje, no dia da liberdade.

António Hernâni Gonçalves nasceu a 8 de setembro de 1940 na Sé, em Bragança. Estudou na cidade natal até ao sétimo ano de escolaridade, tendo prosseguido estudos no Porto, em Lisboa, em Bruxelas e em Madrid. Especializou-se em Desporto de Alto Rendimento e também tirou o curso de treinador de futebol.

Treinador de futebol e ex-preparador físico do F. C. Porto e da Seleção Nacional foi ainda vereador da Qualidade de Vida na Câmara Municipal do Porto durante a presidência do socialista Fernando Gomes.

Nos anos 70, Hernâni Gonçalves acompanhou José Maria Pedroto no Boavista F.C. e no F. C. do Porto, o seu clube do coração. Venceu oito campeonatos nacionais e nove taças de Portugal em ambos os clubes. Também esteve ao serviço da seleção nacional ao lado de José Maria Pedroto e de António Oliveira (no Campeonato Europeu de Futebol de 1996).

unnamed (3)