Saúde & bem-estar

IPMA: Catorze regiões com risco muito alto de exposição à radiação UV

Catorze regiões do país apresentam esta segunda-feira, dia 28, risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto outras sete apresentam valores altos, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines e Ponta Delgada apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação UV. Para estas regiões, o IPMA aconselha a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Em risco alto estão as regiões de Bragança, Coimbra, Guarda, Penhas Douradas, Viseu, Vila Real e Angra do Heroísmo (Açores). O IPMA aconselha para estas regiões o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, alerta o instituto. O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje céu com períodos de muita nebulosidade no norte e centro, apresentando-se muito nublado, em especial até ao final da manhã, no litoral a norte do cabo da Roca, onde há possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca. As nuvens deverão dissipar-se nas regiões do interior a partir da tarde.

A previsão aponta também para vento em geral fraco, soprando moderado no litoral a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida de temperatura.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade por nuvens altas durante a tarde, vento fraco a moderado e pequena subida da temperatura máxima.
Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Portalegre prevê-se uma temperatura máxima de 22 graus Celsius, Évora 24, Beja 25, Faro 26, Porto, Viana do Castelo e Guarda 17, Castelo Branco 25, Santa Cruz das Flores 20, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 19 e Funchal 23.

exposicao solar