Hélder Reis

Apresentador de Televisão

Morrer de fome

Morreram de fome 30 mil crianças na Somália; em 3 meses. Isto é uma merda. Já imaginaram o que é uma criança morrer porque não tem o que comer? Século XXI. Nem vou falar da morte de crianças com fome no resto do mundo. Vamos ficar só pela Somália.

Li hoje esta notícia, e umas páginas à frente falava de Portugal como o 6º país mais envelhecido do mundo. Anda tudo a navegar na maionese e tudo do avesso. Não pode ser, e eu como cidadão não posso fazer nada. Num mundo morrem crianças de fome, noutro mundo não nascem crianças para que não passem fome. O que é que vocês sentem ao ler estas notícias? E temos de passar ao lado, não há outro remédio. A gravidade dos dois factos é incomparável, óbvio. Mas parece que nada faz sentido. Morrer de fome? Mas o que é que se passa? Lembro-me, há dezenas de anos, das campanhas contra a fome, e está tudo na mesma. E nós cá andamos, sem poder fazer nada. E não temos filhos porque o estado social não nos garante o futuro deles, nem o nosso, às vezes é o que penso.

Num mundo e noutro mundo são estas as notícias; e a realidade é o que os dois mundos fazem parte do mesmo planeta. E fica tudo na mesma. E vamos dormir e acordar, porque não podemos fazer nada. Nem por eles, nem por nós.