Cultura

Espetáculos assinalam 40 anos da revolução no Terreiro do Paço

O Terreiro do Paço, em Lisboa, recebe na noite de 24 de abril espetáculos de multimédia e pirotécnica e de um concerto para assinalar os 40 anos da revolução, informou a empresa municipal encarregada da animação cultural da cidade.

Integrado nas comemorações municipais do 25 de Abril, o espetáculo de vídeo mapping Projetar Abril tem início às 21h30 do dia 24 de abril e vai aproveitar a estrutura já montada para o projeto a “Primavera é Linda”.

As imagens de arquivo vão misturar-se com animações 2D e 3D na fachada nascente do Terreiro do Paço, esperando-se ainda uma “chuva de cravos virtuais” num espetáculo da autoria de Nuno Maya e Carole Purnelle, do Atelier OCUBO, numa parceria com o Museu da Presidência da República, com uma banda sonora original de Luís Cília.

Às 21h45 inicia-se o concerto que conta com diversas parcerias entre artistas, como o encontro dos Dead Combo com B Fachada numa abordagem a um tema de José Almada.

Os You Can’t Win Charlie Brown vão colaborar com Zeca Medeiros e Norberto Lobo em reinterpretações de temas de José Afonso, enquanto Capitão Fausto com Júlio Pereira e JP Simões vão interpretar a canção “Marcolino”, de Fausto.

Já os Linda Martini vão dividir a atuação com a Capicua e com Xana e Flak dos Rádio Macau e ainda haverá tempo para Camané com os Dead Combo apresentarem uma versão de “Inquietação”, de José Mário Branco.

Para ilustrar o concerto vão ser exibidos curtos filmes alusivos a temas e figuras de Abril, dos realizadores e artistas plásticos portugueses Paulo Abreu, Jorge Gonçalves, Rui Simões e João Pedro Gomes.

O final do concerto vai ser marcado por uma “chuva de cravos”, numa criação do Grupo Luso Pirotecnia, no rio Tejo e na Praça do Terreiro do Paço, que culminará com a imagem da bandeira nacional.

Dead Combo
Dead Combo