Cultura

Caetano Veloso atua em Lisboa e regressa a Portugal em junho

O músico brasileiro Caetano Veloso atua esta segunda-feira no Coliseu de Lisboa, num regresso a esta sala, mas com as canções do álbum “Abraçaço”, editado no final de 2012.

Depois de uma longa série de concertos no Brasil, Caetano Veloso está na Europa para uma digressão que passará também por Itália, França, Suécia, Reino Unido, França ou Espanha e que terminará novamente em Portugal.

A 2 e 0 de junho estará no Teatro Micaelense, em São Miguel, Açores, e, a 5 de junho, no festival Optimus Primavera Sound, no Porto.

Em palco estarão Pedro Sá (guitarra), Ricardo Dias Gomes (baixo e teclado) e Marcelo Callado (bateria).

Caetano Veloso

“Abraçaço” saiu em 2012, ano em que o músico baiano completou 70 anos, e depois disso, já este ano, o espetáculo já deu origem a um álbum ao vivo e respetivo DVD, tal como Caetano Veloso tem feito com os últimos discos de originais.

Gravado com a Banda Cê, com os mesmos músicos que imprimiram uma marca mais rock e elétrica nos registos “Cê” (2006) e “Zii & Zie” (2009), “Abraçaço” abre com o tema “A bossa nova é foda”, na qual faz referência a João Gilberto, Carlos Lyra, Machado de Assis ou Vinicius de Moraes.

Do alinhamento fazem ainda parte “Estou triste”, “O império da lei”, feita a pensar em Dorothy Stang, missionária assassinada em 2005, no Pará, e “Um comunista”, sobre o político e guerrilheiro Carlos Marighella.

“Abraçaço”, palavra que remete para a forma como Caetano Veloso se despede em correspondência com amigos, valeu-lhe ainda um Grammy Latino em 2013.