Atualidade

Berlusconi condenado a um ano de serviço comunitário

Um tribunal de Milão sentenciou esta terça-feira, dia 15, o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi a um ano de serviço comunitário, pela sua condenação por fraude fiscal, avança a imprensa italiana.

Berlusconi, de 77 anos, antes afastado do Senado e proibido de se candidatar a eleições por seis anos no âmbito de outro processo judicial, terá também a partir de agora os seus movimentos limitados: está obrigado a permanecer na Lombardia, região de que Milão é a capital, e necessita de autorização especial para viajar para Roma para trabalho político.

O ex-primeiro-ministro, que se mantém como principal figura do partido oposicionista Forza Italia, lidera a campanha do partido para as eleições europeias de maio.

A imprensa italiana já tinha noticiado anteriormente que os advogados de Berlusconi pediram ao tribunal que optasse pelo serviço comunitário, a realizar uma vez por semana num centro para idosos em Milão, em vez da prisão domiciliária.

A lei italiana permite que os condenados com idade igual ou superior a 70 anos que não estejam envolvidos em crimes de sangue sejam poupados a pena de prisão.

O processo em causa envolve fraude fiscal na compra de direitos televisivos pelo seu império de comunicação Mediaset nos anos 1990.

Recorde-se que Berlusconi se declarou inocente de qualquer crime e afirmou que os processos judiciais que lhe foram movidos fazem parte de uma conspiração do sistema judicial para o afastar da política.

Silvio Berlusconi2