Cultura

“A Gaiola Dourada” exibido no MoMA em Nova Iorque

O filme “A Gaiola Dourada”, do lusodescendente Ruben Alves, vai ser projetado no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) no sábado, com a presença do realizador e dos atores Joaquim de Almeida e Rita Blanco.

A projeção é uma iniciativa do Arte Institute, uma organização sem fins lucrativos que promove a cultura e a arte portuguesas e celebra este mês o seu quarto aniversário.

“A mostra é importante porque os EUA são a terra do cinema”, explicou Ruben Alves à agência “Lusa”. O luso-francês disse que os EUA são “um mercado difícil de aceder para os filmes europeus” e considerou que “uma projeção no MoMA vai dar a conhecer o filme de uma maneira elegante e informal”.

O filme foi mostrado pela primeira vez nos EUA em março, quando participou no festival “Rendez vous with French cinema”, e na quinta-feira no Sport Clube Português, em Newark.

“A Gaiola Dourada”, comédia de costumes sobre a emigração portuguesa em França, foi o filme mais visto nas salas de cinema em Portugal em 2013 e valeu a Ruben Alves o Prémio do Público nos Prémios Europeus de Cinema.

O realizador acredita que o filme tem o potencial de agradar a públicos que nada têm a ver com a realidade retratada e dá o exemplo da Austrália, onde o filme já é a segunda película francesa mais vista no país (depois de “Amour”, de Michael Haneke).

“Isto acontece porque não é preciso ser-se emigrante para se identificar com uma história de amor de pais para os filhos. O filme trata de valores de família, da relação entre patrão e empregado, de questões de identidade e de perda de raízes”, referiu Ruben Alves.

Protagonizado por Rita Blanco e Joaquim de Almeida, o filme foi nomeado na categoria de melhor primeira obra para os Prémios franceses César.

Ruben Alves confirma, ainda, que já tem um produtor nos EUA e que vai realizar um remake do filme adaptado à realidade norte-americana, com uma família mexicana.

GaiolaDouradaPOSTER