Saúde & bem-estar

Vitamina D pode ajudar a reduzir o colesterol em mulheres

Segundo um estudo realizado na Universidade Thomas Jefferson, nos EUA, consumir suplementos diários de vitamina D ajuda a reduzir os níveis de colesterol (LDL) na corrente sanguínea e, consequentemente, contribuem com a prevenção de doenças cardíacas.

Para chegar a essa conclusão, os autores do estudo selecionaram 576 mulheres que já tinham passado pela menopausa. O risco de doenças cardíacas é maior nessa fase da vida da mulher porque a produção de estrogénio, hormónio que protege o coração, diminui. As participantes passaram a tomar suplementos que combinavam vitamina D e cálcio ou então doses de placebo diariamente, ao longo de dois anos. Além disso, os pesquisadores coletaram, no início e no final do estudo, amostras de sangue das participantes para analisar os seus níveis de colesterol.

Após ajustar os resultados em relação a outros fatores de risco ao coração, como tabagismo e consumo de álcool, a equipa descobriu que as mulheres que ingeriram vitamina D apresentaram uma pequena, porém notável redução nos níveis de LDL. O mesmo benefício não foi observado nas participantes do grupo do placebo.

Segundo Peter Schantz, o efeito da vitamina D pode ser significativo na prevenção contra doenças cardíacas, mas não é possível dizer que o nutriente, sozinho, seja capaz de evitar a condição nas pessoas. Para isso, é preciso que as pessoas continuem a tomar outros cuidados, como não fumar, praticar exercício físico e alimentarem-se de forma correta. O estudo foi publicado na edição deste mês da “Menopause”.

vitamina-d