Cultura

Teatro Nacional São João apresenta 24 espetáculos entre abril e julho

“Ode Marítima”, com Diogo Infante e João Gil, “Noite de Guerra no Museu do Prado”, de Rafael Alberti, o ciclo de danças “DANCEM!2014” e o décimo aniversário das Comédias do Minho são alguns dos destaques para os próximos quatros meses, nos vários espaços geridos pelo Teatro Nacional São João (TNSJ).

Este ano, a aposta do teatro continua a recair nas digressões nacionais e internacionais das suas produções, reforçando a sua posição de referência no circuito europeu. Depois de passar pelo teatro lisboeta São Luiz, Diogo Infante estreia-se no TNSJ a 3 de abril, dando corpo e voz a Ode Marítima, poema do heterónimo pessoano Álvaro de Campos. Em palco até 13 de abril, “Ode Marítima” navega pelo imaginário português e marca a estreia de João Gil enquanto intérprete musical numa peça de teatro.

“Noite de Guerra no Museu do Prado” estreia a 25 de abril, no São João, e permanece em cena até 18 de maio. O espetáculo, criado a partir da obra do dramaturgo e poeta Rafael Alberti, é uma homenagem a todos aqueles que defenderam Madrid, bombardeada em 1936 pelas tropas franquistas.

De 30 de maio a 7 de junho, os palcos do teatro vão encher-se de danças com o “DANCEM!2014” com nomes da dança nacional como Olga Roriz, Né Barros, Clara Andermatt, Paulo Ribeiro, Leonor Keil e Tânia Carvalho.

As Comédias do Minho, a comemorar dez anos de existência, vão subir ao palco do TNSJ, entre 12 e 13 de julho, com cinco estreias absolutas da companhia. Mapa/Terra/Lugar/Casa/Corpo é o nome da festa aniversário que une Porto e Minho.

 

Diogo Infante em "Ode Marítima"
Diogo Infante em “Ode Marítima”