Atualidade

Rei maori da Nova Zelândia recusa-se a receber príncipe William

O rei do povo maori, que vive na Nova Zelândia, recusou-se a receber o príncipe William durante a sua visita ao país, marcada para abril, por considerar que o tempo previsto para a recepção é insuficiente para as necessidades de protocolo, revelou a imprensa local.

O duque de Cambridge tinha previsto reunir-se por 90 minutos com o rei Tuheitia em Turangawaewae, na Ilha do Norte, durante a viagem que o herdeiro ao trono britânico realizará no país da Oceania entre os dias 7 e 16 de abril na companhia da mulher, Kate, e do filho, o príncipe George.

O primeiro-ministro neozelandês, John Key, lamentou a decisão da realeza maori, que atribuiu aos conselheiros dessa monarquia indígena. “Era muito mais tempo do que (William) terá em qualquer outro compromisso, mas o povo do rei Tuheitia considerou que não era suficiente e decidiu que não o receberão”, afimou Key, em declarações ao jornal “New Zealand Herald”.

A monarquia maori foi estabelecida em 1858 por várias tribos da Ilha do Norte com o objetivo de fortalecer a sua unidade diante da perda de terras frente aos colonos europeus e escolher um representante que estivesse em plano de igualdade para negociar com a rainha Victoria.

O cargo não tem nenhum papel constitucional nem poderes legais na Nova Zelândia, mas o seu caráter cerimonial tem uma importância simbólica reconhecida por várias tribos maori. Tuheitia foi proclamado rei em 2006 e é o sétimo monarca da comunidade nativa neozelandesa.

Depois da Nova Zelândia, o casal real britânico visitará  a Austrália, entre os dias 16 e 25 de abril.

Kate_William