Cultura

Pepê Rapazote em “Peregrinação” por S. João da Madeira

O ator Pepe Rapazote será o protagonista da “Peregrinação Poética” que no dia 21 levará versos de Ary dos Santos, Luiza Neto Jorge e outros quatro poetas às ruas de S. João da Madeira, noticia a agência “Lusa”.

A iniciativa enquadra-se na 12.ª edição do programa “Poesia à Mesa”, que arranca já na próxima sexta-feira e, até 14 de abril, integra exposições, tertúlias, oficinas e recitais em sala, em estabelecimentos comerciais e em fábricas.

Como habitualmente, a “Peregrinação Poética” volta a homenagear a obra de seis autores de expressão portuguesa: desta vez os já desaparecidos Ary dos Santos (1937-1984) e Luiza Neto Jorge (1939-1989), juntamente como os ainda ativos Inês Pupo, Vasco Gato, Jorge Sousa Braga e Ana Paula Tavares.

Uma das características distintivas do projeto é o facto de ser assinalado nos restaurantes, cafés, padarias e lojas do centro da cidade, que, de 17 a 22 de março, acompanham o seu serviço habitual aludindo aos seis poetas homenageados em materiais como toalhetes de mesa, bases de copos e chávenas, sacos de pão, aventais e lápis, entre outros.

Entre as iniciativas em destaque na campanha de 2014 incluem-se ainda a “Tertúlia Poética dos Poetas Sanjoanenses”, que se realiza a 18 de março na Biblioteca Municipal, e, dois dias depois, o “Espetáculo Poético de Largo Espectro”, que a associação ANDANTE leva aos Paços da Cultura.

Pêpe Rapazote
Pêpe Rapazote

O ponto alto da iniciativa está anunciado para 21 de março, quando se assinala efetivamente o Dia Mundial da Poesia, e constará da “Peregrinação Poética” protagonizada por Pepê Rapazote, com o apoio de Pedro Lamares e José Fanha.

A performance arranca na Biblioteca Municipal e percorre depois seis estações na zona pedonal da cidade – uma por cada um dos poetas em destaque este ano, para declamação da sua obra em público, num formato que integra animação por oito associações locais e que contará com a intervenção das próprias poetisas Inês Pupo e Ana Paula Tavares.

De 17 a 22 de março haverá ainda recitais em restaurantes, durante o serviço, e declamações em quatro fábricas e num centro tecnológico do concelho, em pleno horário laboral.

A 22 de março, o programa prevê ainda a presença da atriz Ana Zanatti nos Paços da Cultura, para um “Serão Poético” em que os versos terão acompanhamento musical pelo saxofonista José Menezes.

Ana Zanatti
Ana Zanatti