Saúde & bem-estar

OMS reduz a metade quantidade de açúcar recomendada para consumo

Novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam que apenas 5% do total de calorias ingeridas ao dia venha do açúcar. Essa quantidade é metade do que o órgão sugeria há dez anos, quando foi publicada a sua última diretriz sobre o tema. A redução tem como objetivo intensificar a luta contra obesidade e doenças dentárias.

De acordo com a OMS, fazer com que 10% das calorias diárias venham do açúcar é o mínimo para beneficiar a saúde. No entanto, reduzir essa percentagem para 5% proporciona efeitos positivos adicionais. Essa taxa equivale a 25 gramas de açúcar por dia (cerca de seis colheres de chá) — ou 100 das 2.000 calorias diárias recomendadas para um adulto diariamente.

A recomendação abrange todos os tipos de açúcar (sacarose, glicose e frutose) vindos de alimentos como o açúcar de mesa, mel, sumos e polpa de frutas ou adicionados a produtos industrializados. Para seguir o novo número, a população deverá, em média, reduzir para um sexto a ingestão diária de açúcar – que, hoje, é de 150 gramas por dia, em média.

A agência alerta ainda para o desenvolvimento de obesidade e cáries devido ao alto consumo de açúcar. Estas doenças custam, em média, de 5% a 10% do orçamento de saúde dos países industrializados – e esse número tende a crescer.

acucar