Saúde & bem-estar

Dieta rica em proteínas pode encurtar a vida

Uma dieta rica em proteína animal – ou seja, com muita ingestão de carne, ovos, leite e queijo – pode encurtar a vida de uma pessoa e ser tão prejudicial à saúde quanto fumar, concluíram pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, nos EUA. De acordo com esse estudo, o risco de mortalidade é maior em pessoas de até 65 anos.

A pesquisa baseou-se nos dados de 6831 adultos que participaram num estudo nacional de saúde nos EUA. Os autores analisaram a relação entre hábitos alimentares e risco de morte entre os voluntários. As conclusões foram publicadas no “Cell Metabolism”.

Segundo os resultados, os participantes na faixa dos 50 anos que consumiam muita proteína (mais de 20% das calorias totais ingeridas no dia) tiveram um risco quatro vezes maior de morrer de cancro ou diabetes e o dobro das hipóteses de morte por qualquer outra causa num período de 18 anos em comparação com quem ingeria menos proteína.

No entanto, os pesquisadores perceberam que esses efeitos nocivos podem ser reduzidos – e até eliminados – quando a proteína consumida na dieta vinha principalmente de fontes vegetais, como do feijão e de leguminosas.