Lifestyle

Criador do WhatsApp anuncia que aplicação fará chamadas de voz

Jan Koum, criador do WhatsApp, anunciou que a aplicação passará a fazer chamadas de voz a partir do segundo trimestre deste ano.

O responsável fez a afirmação durante uma palestra no evento MWC (Mobile World Congress), realizado em Barcelona (Espanha): trata-se do primeiro anúncio, desde que o Facebook informou ter comprado o WhatsApp.

Apesar da novidade, Koum reiterou que não haverá mudanças no modelo de negócios, algo que as duas empresas já haviam afirmado na semana passada. Hoje director-executivo do WhastApp, o co-fundador vai-se juntar à direcção do Facebook.

A aplicação é um substituto do SMS (mensagens de texto via telemóvel) – actualmente, os utilizadores podem enviar textos, além de arquivos de áudio, fotos e vídeos.

A aplicação usa o plano de dados de um smartphone para enviar mensagens para os contactos que também têm o software. O programa está disponível gratuitamente, por um ano, para as principais plataformas (iOS, Android, Windows Phone e BlackBerry). Depois de 12 meses, a empresa cobra 1 dólar para cada ano de uso.

O Facebook anunciou a compra da aplicação por 16 mil milhões de dólares. A aquisição pode chegar a 19 mil milhões, porque prevê o pagamento adicional de 3 mil milhões em acções, para fundadores e funcionários, nos próximos quatro anos.

whatsapp