Cultura

Comemorações dos 40 anos do 25 de abril com tributo a José Afonso

Um espetáculo de tributo a José Afonso por jovens músicos, no final deste mês, marca o início das comemorações dos 40 anos da revolução de 25 de Abril de 1974 em Grândola.

O espetáculo, agendado para o dia 29 de março, junta jovens músicos de Grândola, que irão interpretar “alguns dos principais temas” de José Afonso com novas sonoridades, como hip hop, rock e metal, segundo um comunicado da câmara municipal enviado à agência “Lusa”.

A “união de sonoridades” permite demonstrar “a grandeza e intemporalidade da obra do maior cantor/autor português”, referiu a autarquia.

Segundo o município de Grândola, este espetáculo “constitui o primeiro elo de um vasto e diversificado programa das comemorações da revolução dos cravos”, que irá decorrer até maio e está a ser preparado pelos órgãos autárquicos e por associações do concelho.

Com o concerto de tributo a José Afonso, cujo início está marcado para as 22h30, no Cine Granadeiro Auditório Municipal, a autarquia considera que as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril em Grândola arrancam “de uma forma especial”.

As celebrações assinalam igualmente os 50 anos do poema “Grândola, Vila Morena”, escrito por José Afonso após uma atuação na sede da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense (Música Velha), a 17 de maio de 1964.

O cantautor, falecido em 23 de fevereiro de 1987, dedicou à coletividade o tema, que ficaria imortalizado por ter sido a segunda senha utilizada na Revolução de Abril.

ZecaAfonso