Atualidade

Angelina Jolie faz campanha na Bósnia contra violência sexual

A mediática atriz e o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, William Hague, estão na Bósnia para pedir uma “acção global” contra a violência sexual em períodos de guerra, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido.

Angelina Jolie, enviada especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, e Hague chegaram esta sexta-feira, dia 29, à Bósnia, onde se reunirão com vítimas da violência sexual, membros de ONG, advogados e forças de segurança regionais para promover mecanismos que acabem com este flagelo.

O ministro britânico explicou que o objetivo da visita é chamar a atenção do mundo sobre a procura por justiça, e pedir uma acção global para acabar com o uso da violação como arma de guerra: “Podemos e devemos mudar toda a atitude global perante esses crimes, e travar a cultura da impunidade”.

Esta viagem acontece dez semanas antes da realização da Cimeira Mundial para o Fim de Violência Sexual em Conflitos em Londres na qual participarão ministros e representantes de 140 países. “O uso da violação como arma de guerra é uma das grandes injustiças do nosso tempo. Por muito tempo o mundo tolerou esses crimes e os sobreviventes foram deixados para lutar nas sombras. O nosso objectivo é apresentar as vozes dos sobreviventes desses crimes e pedir ao mundo para ficar com eles e contra a impunidade”, criticou Angelina.

O ministro britânico e a atriz realizam esta viagem como parte de uma campanha mundial que lançaram há dois anos para prevenir a violência sexual. Nesse sentido, já visitaram em março do ano passado um acampamento de mulheres refugiadas na República Democrática do Congo.

Angelina Siria2
Angelina Jolie numa visita à Síria este ano como representante das Nações Unidas