Saúde & bem-estar

Nova plataforma online ajuda doentes com estenose aórtica

Uma nova plataforma online de apoio a doentes com estenose aórtica (EA) está disponível na internet.

Segundo anunciado, o novo website promovido pelo Grupo de Válvulas Aórticas Percutâneas da APIC (Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular da Sociedade Portuguesa de Cardiologia) disponibiliza informação validada por médicos sobre a doença, os seus sintomas, formas de tratamento, os principais Centros de referência com experiência em diagnóstico e tratamento de pessoas com EA, e recomendações sobre como viver com esta patologia.

“Com este website pretendemos ajudar as pessoas que tenham EA a compreender a sua doença e a procurar tratamento adequado à sua condição. Queremos ainda ajudar no diagnóstico desta doença ao disponibilizar informação sobre os especialistas referenciados e com experiência nesta área”, afirmou Rui Campante Teles, cardiologista de intervenção,

Uma das novidades do website é uma área específica de “Registo Voluntário do Portador de Estenose Aórtica” para as pessoas que sofram deste problema acederem a informação regularmente.

A estenose aórtica afecta 32 mil Portugueses, atingindo um em cada 15 Portugueses com mais de 80 anos. Trata-se de um aperto na válvula aórtica, cuja função é evitar que o sangue bombeado pelo coração volte para trás. Quando existe este estrangulamento, o sangue passa com dificuldade, provocando queixas e diminuindo drasticamente a sobrevivência, pelo que tratamento passa por implantar uma válvula nova.