Saúde & bem-estar

Governo vai propor proibição de tabaco em todos os locais públicos fechados

A revisão da lei do tabaco vai avançar em Maio e prevê a proibição de fumo em todos os locais públicos fechados, indicou esta quinta-feira o director-geral da Saúde, Francisco George, noticiou a RTP.
O processo de revisão da nova lei visa transpor a diretiva comunitária de comercialização, rotulagem e publicidade, mas, em Portugal, vai ser mais exigente já que o tabaco é a principal causa de doença e morte antes dos 70 anos e a principal fonte de poluição do ar interior, assinala o responsável.
“Sabemos que a principal fonte que polui o ar interior que respiramos é o fumo do tabaco, quer por aqueles que fumam, quer por aqueles que acabam por inalar o fumo dos outros”, disse à estação pública Francisco George.
“São doenças como o cancro, doenças cerebrovasculares e cardiovasculares as principais causadoras da morte prematura. A causa principal destas causas é o fumo do tabaco”, sublinhou.
Estudos recentes estimam que cada português passa, em média, 19 horas por dia em espaços fechados, entre local de trabalho e habitação.

fumar