Atualidade

Enviada especial do ACNUR, Angelina Jolie pede ajuda para crianças sírias

A famosa atriz, enviada especial do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) pediu ajuda internacional para as crianças sírias durante uma visita a campos de refugiados sírios no Líbano.

Jolie agradeceu ao povo libanês pela ajuda dada aos sírios durante um encontro com o presidente do Líbano, Michel Sleiman, e com o primeiro-ministro, Tammam Salam. A enviada do ACNUR saudou a adopção da resolução 2139 do Conselho de Segurança sobre assistência humanitária para a Síria, salientando que foi um passo na direcção correcta para centenas de milhares de inocentes sírios, homens, mulheres e crianças sitiados em áreas de difícil acesso.

Angelina Jolie afirmou que o documento deve ser implementado e que esse processo vai exigir disposição política e coragem. Sublinhou ainda que a união demonstrada pelo Conselho de Segurança deve representar o início de uma nova fase para acabar com o conflito que faz três anos em Março.

No Líbano, a estrela de Hollywood reuniu-se com crianças que fugiram da Síria e estão no Vale de Bekaa. A atriz disse que existem 3,5 mil menores de idade desacompanhados ou que foram separados das famílias que viviam no território libanês.

Segundo a enviada do ACNUR, o acesso à educação é apenas um dos desafios que essas crianças enfrentam. Os refugiados sírios lutam com dificuldades para manter os seus abrigos de emergência, pagar aluguer e ter acesso à água.

Recorde-se que esta é a terceira visita de Jolie ao Líbano como representante do Alto Comissariado da ONU para os refugiados. A última vez que esteve na região foi em Setembro de 2012.

Angelina Siria

Angelina Siria2