Saúde & bem-estar

Empresa japonesa desenvolve roupa capaz de medir frequência cardíaca

Uma camisola poderá ajudar a monitorizar a saúde cardíaca de quem a usa. Uma empresa japonesa desenvolveu um tecido capaz de fazer medidas da frequência cardíaca e obter resultados semelhantes aos de um eletrocardiograma.

As camisolas, feitas com o tecido denominado “Hitoe”, foram apresentadas na semana passada pela Toray, empresa especializada no desenvolvimento de fibras e tecidos tecnológicos.

A empresa não anunciou quando as peças vão estar disponíveis para venda, mas adiantou que as informações captadas pelo tecido deverão ser transmitidas para um smartphone que, por meio de uma aplicação, conseguirá ler e interpretar os resultados dos exames.

A companhia redes móveis japonesa NTT DoCoMo também faz parte do projeto. Segundo a Toray, o “Hitoe” é composto por nanofibras altamente condutoras que tem alta sensibilidade aos sinais biológicos.É como se houvessem eletrodos acoplados ao tecido capazes de monitorizar esses sinais vitais. Segundo a empresa, as peças podem ser lavadas normalmente.

roupa frequencia cardiaca

 

roupa frequencia cardiaca2

Fotos: Divulgação