Atualidade

Agente de Ian Thorpe confirma que o nadador está a tratar depressão

O nadador australiano Ian Thorpe está a ser sujeito a tratamento para depressão, admitiu o seu agente depois de o atleta olímpico ter sido encontrado a deambular pela rua em Sydney, Austrália, na madrugada de segunda-feira, dia 3.

Terá sido uma mistura de analgésicos e antidepressivos que deixou Ian Thorpe atordoado e desorientado, mas James Erskine, que falou à televisão australiana ABC, sublinhou que o nadador, de 31 anos, não tinha tomado bebidas alcoólicas. “Não houve álcool envolvido, ele não esteve a beber nem nada parecido. O hospital sugeriu – ou mais do que sugeriu, penso eu – que deveria ser submetido a tratamento da depressão e foi isso que aconteceu”, afirmou Erskine, conforme noticia a “Lusa”.

Vencedor de cinco medalhas de ouro olímpicas, Thorpe foi detido e posteriormente hospitalizado depois de ter sido visto a tentar entrar para um veículo perto da casa dos seus pais, no sul de Sydney. Esta foi a segunda vez que do nadador foi ao hospital em duas semanas, depois de uma queda que motivou uma cirurgia num ombro e que levou o agente a negar que Thorpe está a receber tratamento contra a depressão e o abuso de álcool.

“Ele tem estado a tomar medicamentos prescritos, analgésicos para o ombro e também antidepressivos. Mas foi obviamente uma mistura destes e essa mistura desorientou-o, porque ele andava a deambular às três horas da manhã”, referiu Erskine.

Residentes no local alertaram a polícia depois de Thorpe ter tentado entrar num carro. “Ele ficou desorientado e tentou entrar naquele que julgava ser o carro de um amigo, mas não era”, relatou o agente, acrescentando que os polícias “foram fantásticos, perceberam que era Ian Thorpe e chamaram uma ambulância”.

Além dos problemas com a depressão, Thorpe reconheceu na sua autobiografia, publicada em 2012, ter sofrido durante anos de uma depressão, que o levou a equacionar o suicídio.

Recorde-se que Thorpe é o atleta australiano mais galardoado em Jogos Olímpicos, com nove medalhas, incluindo quatro de ouro em Sydney2000 e uma em Atenas2004. Também foi o primeiro nadador a conseguir seis medalhas de ouro no decorrer de uma edição dos Campeonatos do Mundo, em 2001, num total de 11 títulos mundiais ao longo da carreira.

Ian Thorpe