Saúde & bem-estar

Musculação reduz risco de diabetes em mulheres

Levantar pesos, fazer flexões ou exercícios similares de resistência muscular ajudam a reduzir o risco de desenvolver diabetes, segundo um estudo realizado na Faculdade de Medicina de Harvard. O estudo acompanhou cerca de 100 mil enfermeiras americanas, durante oito anos, e verificou os benefícios da musculação superaram a dos exercícios aeróbicos, no que diz respeito aos diabetes.

Mulheres que fazem pelo menos 150 minutos por semana de exercícios aeróbicos e pelo menos uma hora também por semana de musculação tiveram a redução mais significativa (no risco de diabetes), se comparada com mulheres sedentárias. Elas reduziram em um terço as probabilidades de desenvolverem diabetes 2.

Especialistas já sabiam que a prática de exercícios aeróbicos regularmente – tais como corrida ou natação – ajuda na diminuição do risco de se desenvolver esse tipo de diabetes.

No entanto, o estudo de Harvard sugere que musculação e exercícios de resistência sejam adicionados à rotina para garantir uma maior proteção.

Os pesquisadores afirmaram que o estudo não é perfeito – entrevistaram apenas enfermeiras, na sua maioria de etnia caucasiana, e levaram em conta apenas os dados que as mulheres transmitiam, sem poder verificá-los. Porém, disseram que os resultados são compatíveis com outras pesquisas que analisaram essas questões em grupos de homens.

Os cientistas acreditam que uma massa muscular mais desenvolvida funciona como um “amortecedor” contra a diabetes. Isso porque a diabetes tipo 2 desenvolve-se quando células que produzem insulina passam a funcionar mal ou quando a insulina produzida não age como deveria.