Atualidade

Mourinho: “Eusébio é imortal”

“Aquilo que Eusébio deixa torna-o imortal”, foi desta forma que José Mourinho reagiu à morte de Eusébio.

“Mais do que uma das grandes figuras do futebol, Eusébio é Portugal. Significa mais para Portugal do que para os portugueses”, afirmou o técnico do Chelsea em declarações à RTP.

“Cresci com Eusébio e Amália como grandes símbolos de Portugal. E é nessa perspetiva que os continuo a ver. São imortais. É claro que é uma perda para a sua família e amigos mais íntimos, agora, para todos nós que sabemos o que significou para futebol e para Portugal, acho que é imortal e vejo-o nessa perspetiva e não na do dia triste do seu falecimento”, sublinhou.

“Numa geração, e numa altura completamente diferente, foi aquilo que foi. Ao fazer um paralelismo com o que são agora os melhores do Mundo, tem de se pensar no que ele poderia ser hoje, se tivesse 20 ou 30 anos e fosse jogador de futebol. Sem os meios e máquinas que há agora por trás [do fenómeno do futebol], conseguiu coisas incríveis”, acrescentou.

“A minha geração ainda tem Eusébio na memória. Lembro-me de ver Eusébio a jogar contra o meu pai. Tem significado especial que não podemos deixar de trazer para as gerações de agora: a imortalidade de um homem que foi tudo para Portugal num período em que Portugal era aquilo que era, e o Mundo completamente diferente. O meu filho sabe quem é Eusébio, sem nunca ter visto o que ele fez”, finalizou.