Atualidade

Morreu o deputado socialista Manuel Seabra

O deputado do Partido Socialista, antigo vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos de Narciso Miranda morreu esta noite, vítima doença prolongada.

Manuel Pizarro, vereador na Câmara Municipal do Porto, afirmou no Facebook, que se tratava “de um político jovem talentoso e solidário, um Homem encantador, corajoso, determinado e bem-humorado”. “Era um dos melhores da nossa geração e um amigo inquebrantável”, revelou hoje de manhã, frisando que, “lutou com todas as forças contra a doença que o haveria de vitimar e vai fazer-nos a todos muita falta”.

Manuel José de Faria Seabra Monteiro, 51 anos, era licenciado em Direito e advogado de profissão, era genro do arquiteto Alcino Soutinho. Foi vice-presidente da Câmara de Matosinhos até 2004 e ainda chefe de gabinete de António Costa, na Câmara de Lisboa. Entrou para a Assembleia da República no governo minoritário de José Sócrates, em 2009, eleito pelo círculo eleitoral do Porto. Reeleito para um segundo mandato nas eleições antecipadas de 2011. Em 2005 Manuel Seabra chegou a disputar a presidência para a Câmara Municipal de Matosinhos, acabando derrotado, depois de um episódio de confrontação com outros candidatos, no Mercado de Matosinhos, situação que levou à morte de Sousa Franco, alguns minutos depois, com um ataque cardíaco.