Atualidade

Hollande acusado de trair a mulher

O presidente francês, François Hollande, de 59 anos, ameaçou processar esta sexta-feira, dia 10, a revista “Closer”, que noticia que o líder mantém uma relação extraconjugal com a atriz Julie Gayet, de 41 anos.

Hollande é casado com a jornalista Valérie Trierweiler, de 48 anos, e Gayet é divorciada. A publicação diz que o presidente dorme com frequência na casa da atriz. Em fotos, um homem com um capacete e que se parece com o presidente é visto a chegar ao prédio de Gayet em Paris a conduzir uma scooter.

Numa segunda foto, um outro homem, que seria um guarda-costas de Hollande, chega ao prédio com uma embalagem de croissants. O título da reportagem é “François Hollande e Julie Gayet – O amor secreto do presidente”.

“São fotos impressionantes que levantam questões sobre a segurança do presidente. O chefe de Estado está acompanhado apenas por um guarda-costas, que protege o segredo destes encontros com a atriz e até leva croissants”, detalha a revista.

Entretanto o presidente já reagiu à notícia. Numa declaração lida por um dos seus colaboradores, Hollande, que se expressava em nome próprio, e não como presidente da República, “critica profundamente a violação do respeito à privacidade, ao qual tem direito como qualquer cidadão”.

A divulgação do artigo da “Closer” no seu site provocou reações de várias personalidades políticas francesas no Twitter, incluindo adversários políticos. A presidente da Frente Nacional (extrema-direita), Marine Le Pen, denunciou a atitude da imprensa e exigiu “o respeito à privacidade de todos”.

Já Harlem Désir, secretário do Partido Socialista, ao qual Hollande pertence, declarou que “o assunto não envolve a política” e que, portanto, não deve formar parte do debate político. “Tem que existir um respeito da pessoa privada e também da função presidencial”, declarou Désir.

Oficialmente, a atual companheira do chefe de Estado francês é a jornalista Valérie Trierweiler. Hollande viveu durante muitos anos com a ex-candidata presidencial Ségolène Royal, mãe dos seus quatro filhos.

A separação foi anunciada logo após a segunda volta das eleições presidenciais de 2007, quando Royal perdeu Nicolas Sarkozy. Na época, Hollande tinha uma relação extraconjugal de dois anos com Trierweiler, com quem veio a juntar-se publicamente em 2010, quando a jornalista se divorciou.

portada-de-la-revista-closer