Cultura

Fantasporto 2014 com 180 filmes e 20 antestreias

A edição deste ano do Fantasporto vai apresentar em fevereiro, no Porto, 20 antestreias mundiais, num total de 180 filmes de 32 países, com bilhetes a um euro para os fãs de cinema, anunciou a organização

De acordo com um comunicado divulgado pela organização do Festival Internacional de Cinema, será dado “forte destaque” ao cinema português, presente em competição em todas as secções oficiais, o que acontece pela primeira vez nos 34 anos do certame.

Serão introduzidas duas secções novas nesta 34ª edição, o Fantas Classics e as Industry Screenings, este ano com a presença de três empresas, duas inglesas e uma dos Estados Unidos, que “trarão também mais participantes do meio profissional do cinema ao Porto”.

Este ano, o Fantasporto vai ter como filme de abertura oficial “Vampire Academy”, de Mark Waters, estando o encerramento a cargo de “The Railway Man”, de Jonathan Teplitzky, com Colin Firth e Nicole Kidman.

O festival, que vai decorrer entre 28 de fevereiro e 9 de março no Rivoli Teatro Municipal. O preço dos bilhetes varia entre o preço normal de cinco euros, passando por quatro, três, dois e um euro cada, em certas condições e consoante as zonas de exibição dos filmes.

Também na lista de filmes a serem exibidos está “Big Bad Wolves”, obra de Aharon Keshales e Navot Papushado.

Na secção oficial encontram-se, ainda, os regressos de Vincenzo Natali (realizador de “O Cubo” e “Nothing”, vencedores do grande prémio do Fantasporto em 1999 e 2005, respetivamente), Takashi Miike e de Alex de la Iglesia.

O Fantasporto de 2014 mantém a secção Orient Express, bem como a competição nacional para escolas de cinema e as parcerias com o Cinanima, o festival Black & White e o Cineclube de Avanca.

Para além das novidades, o evento vai apresentar versões restauradas de “O Feiticeiro de Oz” e de “E Tudo o Vento Levou”, de Victor Fleming.

A programação do Fantasporto será apresentada em pormenor a 25 de janeiro.