Saúde & bem-estar

Efeito placebo ajuda no combate à enxaqueca

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Harvard, nos EUA, avaliou a influência do efeito placebo no tratamento de pessoas com enxaqueca e concluiu que uma pílula inócua pode ser tão eficiente quanto um medicamento de verdade no alívio da dor de cabeça durante um ataque, dependendo da mensagem que é dada ao paciente no início.

Pacientes que receberam mensagens positivas beneficiaram mais da terapia do que aqueles que receberam mensagens neutras ou negativas, independentemente de estarem a tomar placebo ou medicação autêntica.

“Fica claro que cada palavra na clínica conta”, segundo Ted Kaptchuk, um dos investigadores que liderou o estudo no Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston. Publicado na revista “Science Translational Medicine”, o estudo apresenta “a medição mais precisa do efeito placebo feita até hoje”.

Vários estudos já demonstraram que o efeito placebo pode trazer benefícios clínicos reais para os pacientes. Mas nenhum até agora, segundo Kaptchuk, havia conseguido medir o tamanho desse efeito, separando-o dos efeitos farmacológicos diretos da medicação.