Atualidade

Cavaco diz que país “está de luto” por Eusébio

O presidente da República fez uma declaração ao início da tarde deste domingo, dia 5, no Palácio de Belém, sobre a morte de Eusébio.

“Ele conquistou o carinho do povo português não só pelas qualidades desportivas, mas porque era dotado de qualidades humanas excecionais, como a humildade. Tinha um transbordante amor pela vida e uma enorme alegria de viver”, afirmou.

Cavaco Silva recordou ainda que a última vez que esteve com o “pantera negra” foi há dois meses, quando visitou Moçambique e fez “questão que Eusébio integrasse a comitiva”.

“Foi a personalidade mais cativante que conheci na minha vida. E mesmo aqueles que não viveram os momentos gloriosos da sua carreira ficam impressionados com as imagens”, referiu.

O presidente da República sublinhou, ainda, a “dedicação sem limites à seleção nacional”. “Todos recordamos o dia em que saiu do campo a chorar por Portugal. Essas são as lágrimas que no dia de hoje choramos por ele. O país está de luto”, acrescentou.

Cavaco Silva terminou a declaração defendendo que a melhor forma de o homenagear é “seguindo o seu exemplo”, não só como desportista, mas como ser humano.