Atualidade

Cannabis legalizada em Washington e Colorado

Nos estados americanos de Colorado e Washington, entrou em vigor no dia 1 de janeiro a legalização de produção, processamento e venda de cannabis.

A venda legal de cannabis para fins recreativos é um facto inédito nos EUA, onde tem sido privilegiada a proibição e a repressão dos consumidores e a luta a produtores e traficantes. Até agora, era apenas permitido o consumo de cannabis para fins medicinais, em 19 estados.

Em ambas as regiões, a posse de até 28 gramas de cannabis foi legalizada para maiores de 21 anos. Também serão permitidas a venda da droga em lojas licenciadas pelos Estados, num sistema parecido com o controle de bebidas alcoólicas. Com o objetivo de tirar espaço ao tráfico ilegal e, eliminar ou reduzir os esforços e custos, combatendo assim o problema.

Quer no Colorado quer no estado de Washington, o cultivo, a distribuição e o marketing da cannabis será supervisionado pelas autoridades locais. Estimativas oficiais do estado do Colorado divulgadas pela Reuters apontam para receitas brutas anuais de 578 milhões de dólares (mais de 420 milhões de euros), incluindo 67 milhões (48,7 milhões de euros) em taxas para os cofres públicos.

Há três semanas, o Uruguai tornou-se no primeiro país do mundo a legalizar a produção, distribuição e venda de cannabis. A lei entra em vigor em Abril de 2014, e pessoas com idade superior a 18 anos, poderão comprar um grama por um dólar, pouco mais de 70 cêntimos.