Saúde & bem-estar

Vacina contra a gripe reduz risco de infeções mais graves em crianças

Segundo um estudo clínico publicado no “New England Journal of Medicine”, vacinar as crianças contra a gripe reduz em mais de 50% o risco de contrair esta e outras doenças graves, como a pneumonia.

Os autores analisaram 5.168 crianças com idades entre três e oito anos, com metade a ser vacinada apenas contra a hepatite A e a outra metade a receber uma vacina tetravalente para a gripe que protege contra quatro estirpes do vírus.
O estudo clínico, financiado pelo grupo farmacêutico britânico GlaxoSmithKline, foi realizado em oito países, entre eles Bangladesh, Honduras, República Dominicana, Líbano, Tailândia e Turquia.

A vacina antigripal foi eficaz em 59,3% comparativamente ao grupo de controlo, mas a proteção atingiu 74,2% contra infeções mais severas, como a pneumonia.

Os autores do estudo comprovaram que a vacina contra a gripe reduz em 69% os atendimentos médicos aos menores; em 75%, as hospitalizações; e em 77%, as faltas escolares.

O Centro Federal de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA recomenda vacinar contra a gripe a partir dos seis meses de idade.