Atualidade

Personalidades consternadas com a morte de Mandela

O presidente dos EUA fez uma declaração na Casa Branca, depois de ter conhecimento da morte de Nelson Mandela. Obama prometeu “fazer tudo para seguir o exemplo” do ex-líder da África do Sul, classificando-o como um homem “corajoso e profundamente bom”. O presidente agradeceu ainda à família do primeiro chefe de Estado negro da África do Sul por o ter partilhado com o resto do mundo.

Também o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, lamentou a morte de Mandela, considerando que “será uma referência inspiradora para gerações futuras” numa mensagem enviada ao presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou que se “extinguiu uma grande luz no mundo”, com o desaparecimento do ex-líder, acrescentando que a bandeira na sua residência oficial, em Downing Street, será colocada a meia-haste.

A rainha, Isabel II, expressou a sua tristeza, num comunicado divulgado pelo palácio de Buckingham. “Ele trabalhou incansavelmente para o bem do seu país e o seu legado é a paz que a África do Sul vive”, afirmou.

O Dalai Lama declarou esta sexta-feira, dia 6, ter perdido um “querido amigo”, que descreve como “um homem de coragem, princípios e inquestionável integridade”, numa carta endereçada à família de Nelson Mandela.