Off the record

O local de trabalho de Gio Rodrigues

O atelier do estilista está situado no coração da baixa da cidade do Porto, no mesmo prédio está instalada a loja e é onde trabalha toda a equipa do criador. Gio Rodrigues adquiriu o prédio do século XIX, há mais de três anos,  uma antigamente alfaiataria que o seduziu de imediato. “Gostei do edifício assim que o vi e como era uma alfaiataria não quis fazer muitas alterações, mantivemos algumas coisas, como por exemplo, os móveis de madeiras”, contou à Move Notícias.

No meio do rebuliço da cidade, visível através das janelas, o designer encontra inspiração para criar as suas coleções: “Não preciso de silêncio nem de música. Normalmente as ideias surgem-me no dia-a-dia e imagino os modelos na minha cabeça. Quando estou no atelier consigo pôr tudo no papel”.

Rodeado de tecidos, o criador apenas usa uma caneca preta para desenhar, quando “os modelos estão no papel, adiciona-se o tecido”, muitas vezes acontece já “ter pensado no tecido e só depois desenhar o modelo”. Os tecidos são a “verdadeira paixão” do estilista, por isso não é de estranhar que no atelier os haja de várias cores e texturas. Muitas vezes Gio Rodrigues encomenda alguns “em exclusivo”. “Gosto que as minhas clientes vistam peças únicas e que não aconteça irem a um evento e haver outra pessoa com um vestido igual”, explicou.

Veja a galeria de fotos.

Fotos: José Gageiro

Com a coleção Gio Rodrigues Atelier, que será apresentada em fevereiro praticamente pronta, vive-se alguma calmaria no nº 114, da rua 31 de Janeiro. “Posso dizer que vai ser uma coleção com muita cor e vestidos muito fluidos”, revelou com visível entusiasmo.