Lifestyle

Mesa ao Vivo funde culturas

A Mesa ao Vivo, o maior evento de enogastronomia da América Latina veio a Portugal para 2 dias de mostra gastronómica, onde participaram 63 expositores de vinho, produtos agro-alimentares e oferta turística, Showcookings, Workshops de Culinária, Provas de Vinho e quatro jantares absolutamente memoráveis.

Nos dias 4, 5 e 6, os Chefs Miguel Castro e Silva, Pedro Nunes e Rui Paula, dos restaurantes DeCastro Gaia, Quarenta e 4 e DOP, respectivamente, convidaram os seus congéneres brasileiros Beto Pimentel, Bella Masano e Raphael Despirite para os seus restaurante onde prepararam uma ementa de fusão de culturas, com os melhores e mais característicos ingredientes de cada país. A lotação dos restaurantes esteve esgotada em cada um dos dias de Mesas Magnas.

No dia 7 de Dezembro, encerrando de forma magistral o evento, nove Chefs lusófonos prepararam o Menu Oficial do Mundo Português, onde não faltaram as Chamuças moçambicanas, a Moqueca Brasileira ou a Caldeirada portuguesa, nem o bolo de castanha de caju angolano, entre as nove interpretações gastronómicas apresentadas pelos Chefs para o jantar Mesa de Pátrias, que decorreu no Sheraton Porto. Ao jantar foram servidos alguns dos melhores vinhos portugueses, destacando-se a Abertura a fogo de um Vinho do Porto Vintage de 2011.

O sentimento luso-brasileiro envolveu ainda as cidades de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, contagiando os 23 restaurantes que integraram a lista das Mesas pela Cidade, e que ofereceram, ao longo da semana, um receituário inspirado na gastronomia dos dois países com 50% de desconto.

Veja as fotos.