Cultura

Livro de Urbano Tavares Rodrigues apresentado sexta-feira

“Nenhuma Vida”, o último livro de Urbano Tavares Rodrigues, falecido em agosto, é apresentado em Lisboa, sexta-feira, no dia em que o autor completaria 90 anos. Tavares Rodrigues diz no prefácio que escreveu “apaixonadamente este curto romance num verão bastante fresco”. “Escrevi-o com amor à palavra e à invenção verbal de toda a minha obra”, afirma. Esta obra sucede a “A Imensa Boca Dessa Angústia e Outras Histórias”, editado em abril.

Entre cerca dos cem títulos que Urbano Tavares Rodrigues publicou, em mais de 60 anos de carreira literária, destacam-se “Bastardos do Sol”, “Dissolução”, “Estrada de Morrer”, “Agosto no Cairo: 1956”, “O Tema da Morte na Moderna Poesia Portuguesa” – integrado depois em “O Tema da Morte: Ensaios” -, “O Algarve na Obra de Teixeira Gomes”, “A Saudade na Poesia Portuguesa”, “A Natureza do Ato Criador”, “O último dia e o primeiro”, “Contos da solidão”, “Os insubmissos”, “Tempo de cinzas”, “Torres Milenários”, “Bastardos do Sol”, “O Algarve em poema” e “Os Cadernos Secretos do Prior do Crato”.

Entre variados prémios literários, Tavares Rodrigues recebeu o Prémio Ricardo Malheiros, por “Uma Pedrada no Charco”, e os prémios da Associação Internacional de Críticos Literários, da Imprensa Cultural, Vida Literária e o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco da Associação Portuguesa de Escritores.

Morreu no dia 9 de agosto, na sua residência em Lisboa, cidade onde nasceu há 90 anos.