Cultura

Kátia Guerreiro vai ser condecorada pelo governo francês

A fadista será condecorada no próximo dia 20 de dezembro pelo governo francês com a Ordem de Artes e Letras, no grau Chevalier. A cerimónia terá lugar na Embaixada de França em Portugal e é uma das mais altas distinções do governo francês a cidadãos estrangeiros, reconhecendo Kátia Guerreiro como uma das mais notáveis cantoras da sua geração e uma das maiores representantes da cultura portuguesa em todo o mundo.

Ao longo dos seus 13 anos de carreira, a fadista fez espectáculos nas salas mais importantes da França, como é o caso da Ópera de Lyon, a Catedral de Reims, o Teatro Nacional de Bordéus, o Trianon e o Teatro de La Ville de Paris, entre muitos outros.

Além disso, tem sido presença assídua nos mais prestigiados festivais de música franceses, onde se destaca o Festival de Martigues, onde já actuou três vezes – e do qual já foi madrinha (em 2008).

Em 2005, depois dos Rencontre pour l’ Europe de la Culture na Comédie Française em Paris, foi nomeada Membro do Parlamento Europeu da Cultura, do qual faz parte até hoje.

Em 2009, foi convidada pela L’Ensemble Basse Normandie, que orquestrou alguns dos seus temas mais emblemáticos, para uma digressão de 10 concertos em 10 cidades francesas.

Em Janeiro de 2012,Kátia Guerreiro esgotou o mítico Olympia em Paris. Foi este concerto que deu origem ao seu mais recente álbum que é também o seu primeiro CD/DVD ao Vivo “Kátia Live at the Olympia”, lançado em Setembro deste ano.