Off the record

José Raposo e Sara Barradas: Natal no palco

Este vai ser um Natal diferente para José Raposo e Sara Barradas, uma vez que no dia 25 vão estar em palco com a peça “Isto É Que Me Dói”, no teatro Sá da Bandeira, no Porto.“Vamos ter duas sessões, à tarde e à noite no Natal e no Ano Novo” explicou Sara Barradas.

No entanto, a consoada vai ser passada em Lisboa: “Vamos passar em Lisboa com a nossa família e só vimos para o Porto no dia de Natal de manhã”. Enquanto para Sara Barradas esta é uma estreia a trabalhar no Natal, o mesmo não acontece com José Raposo. “É normal os atores trabalharem no Natal, na Páscoa, nos feridos. Embora para mim seja a primeira vez”, acrescentou a atriz.

JMO_1386 copy

No entanto, será na mesma um Natal em família, porque os filhos do ator também são atores na peça. “É no palco que me sinto bem, porque sentimos as reações do público, se pudesse fazia só teatro se ganhasse dinheiro suficiente para sobreviver”, afirmou José Raposo, para quem estar a trabalhar no Natal não é sacrifício.

Casados desde novembro de 2011, esta é a primeira vez que o casal está a trabalhar tão diretamente. “É fantástico. O Zé é um grande ator e é uma pessoa que está sempre pronta para resolver qualquer problema. Damo-nos bem a trabalhar juntos, não nos cansamos, até porque há alturas em que estamos menos tempos juntos, devido a projetos profissionais. Por isso, estamos a aproveitar ao máximo este tempo”, confessou a atriz, que pede alguns conselhos ao marido. José e Sara já viajaram com a peça para várias cidades do país e estão em fase de programação para a tournée continuar em 2014. “As pessoas recebem-nos muito bem, também podemos conhecer sítios lindíssimos do nosso país e provar a gastronomia local”, salientou a ator.

JMO_1484 copy

Os artistas só lamentam “a falta de apoio” ao teatro e uma peça, está sempre dependente de parcerias: “Somos 11 pessoas a trabalhar nesta peça. É difícil para nós estar a adiantar dinheiro e não sabermos se vamos ter o retorno em termos de bilheteira. Se não houver parcerias não podemos levar a peça a outras cidades do país”.

Este ano marcou a estreia de Sara no teatro e a atriz está “completamente rendida”, muito pela “interação imediata com o público”.

JMO_1439 copy

Na televisão os dois atores não têm nenhum projeto para já. Sara esteve no elenco de “Mundo ao Contrário” e José em “Louco Amor”, ambas novelas da TVI. Esta incerteza não deixa de preocupar o casal: “Acima de tudo há uma grande crise de valores e grande crise de qualidade. Com a crise financeira deveria haver uma abundância em termos de qualidade e eu acho que se passa o contrário. Isso repercute-se no resultado final”. Além disso, José Raposo aponta a “falta de variedade” da ficção nacional como uma situação preocupante para os atores. “O que se vê é sempre mais do mesmo, não há originalidade nem criatividade”, desabafou o ator.

JMO_1460 copy

Fotos: José Gageiro