Atualidade

Criador de “Asterix” acusa filha e genro de “violência psicológica”

 

Criador de “Asterix” acusa filha e genro de “violência psicológica”

O desenhador e escritor Albert Uderzo, co-criador do herói gaulês Asterix, está a pensar apresentar queixa contra a filha e o genro por “violência psicológica”, anunciou o seu advogado, Pierre Cornut Gentille, à imprensa.

“Decidimos fazer com que Sylvie Uderzo e o seu marido compreendam que não vamos deixar que façam o que quiserem”, frisou Gentille. Em jogo está um império financeiro de dezenas de milhões de euros. O famoso gaulês é o quadrinho francês mais vendido (mais de 352 milhões de álbuns) e mais traduzido (111 línguas e dialetos) em todo o mundo.

O conflito familiar teve início em 2007, quando Sylvie e o marido, Bernard de Choisy, foram despedidos da editora Albert René, responsável por publicar as histórias de Asterix, fundada em 1977. Sylvie, opunha-se à venda da editora ao grupo Hachette, negócio que seria efetivado em 2008 e apresentou queixa por “abuso” do “estado de fraqueza” do seu pai, acusando alguns membros do conselho de tirar proveito da sua condição e influenciar a gestão do seu trabalho e a sua fortuna.

O criador de Asterix, de 86 anos, sempre negou estar em “estado de fraqueza”. “É um tipo de assédio. Isso é doloroso (…) Nunca esperei algo deste tipo”, afirmou.