Saúde & bem-estar

Comer chocolate faz bem ao coração

Poucos alimentos são tão ricos em antioxidantes como o chocolate negro, 40 g de chocolate contém entre 400 e 800 mg, 2 a 4 vezes mais do que um copo de vinho tinto. Quando ingerido com moderação e associado a uma alimentação saudável, o chocolate oferece vários benefícios para a saúde e bem-estar.

O chocolate não engorda. O mito foi desfeito por investigadores da Faculdade de Medicina e da de Ciências do Desporto, da Universidade de Granada, Espanha, que provaram a associação de um alto consumo com os níveis mais baixos de gordura total e abdominal, níveis esses que não dependem da prática de atividade física ou de alguma dieta. A investigadora Magdalena Bacia Garcia explica que o chocolate tem, além de um alto conteúdo energético “é rico em açúcares e gorduras saturadas, é rico em flavonoides” e bom para o coração.

Bom antioxidante, anti trombótico e anti-inflamatório, tem efeitos anti-hipertensivos e pode ajudar a prevenir a cardiopatia isquémica.

Quanto mais cacau há no chocolate, maiores  são os seus benefícios. O chocolate meio amargo é o que apresenta maior propriedade nutricional. Pesquisadores recomendam comer uma pequena porção de chocolate meio amargo diariamente para regular também a pressão sanguínea.