Cultura

Cinema: Estreias 6 de dezembro

“Homefront: A Última Defesa”

Sinopse: Phil Broker é um ex agente do combate ao tráfico de droga que decide mudar-se com a filha para uma localidade remota e aparentemente tranquila para fugir ao seu passado conturbado. No entanto o mundo de Broker fica rapidamente em conflito assim que descobre um submundo de drogas e violência escondido na pequena cidade, liderado por Gator Bodine, um sociopata dealer de anfetaminas. Gator acaba por colocar Broker e a filha em perigo, obrigando-o a voltar à ação para salvar a família e a cidade.

Realização: Gary Fleder

Atores: Christa Campbell James FrancoJason Statham Kate BosworthRachelle Lefevre Winona Ryder

Género: Ação/Aventura

 

“China – Um Toque de Pecado”

Sinopse: Um mineiro revoltado luta contra a corrupção dos líderes da sua aldeia. Um homem regressa a casa na véspera de ano novo e descobre as infinitas possibilidades de uma arma de fogo. Uma bela rececionista numa sauna é levada ao limite quando é assediada por um cliente rico. Um jovem trabalhador fabril salta de trabalho em trabalho à procura de uma vida melhor. Quatro pessoas, quatro províncias da China. Uma reflexão sobre a China contemporânea: um gigante económico que lentamente vai sendo minado pela violência.

Realização: Jia Zhangke

Atores: Tao Zhao Vivien Li Wu JiangZhang Jia-yi

Género: Drama

 

“Jimmy P.”

Sinopse: Após a Segunda Guerra Mundial, Jimmy P., um índio Blackfoot que lutou em França, é admitido no hospital militar de Topeka, uma instituição especializada em doenças mentais. Na ausência de causas fisiológicas, é-lhe diagnosticada esquizofrenia. É durante o tratamento que Jimmy conhece o antropólogo e psicanalista francês, especializado em culturas nativas americanas, Georges Devereux.

Realização: Arnaud Desplechin

Atores: Benicio Del Toro Gina McKeeJoseph Cross Larry Pine Mathieu Amalric

Género: Drama

 

“Oldboy – Velho Amigo”

Sinopse: Remake do filme homónimo de Park Chan-Wook de 2003. Sem saber o motivo, um homem é capturado e aprisionado por mais de 20 anos no dia de nascimento da sua filha. Libertado sem aviso, ele recebe a notícia de que tem apenas quatro dias para descobrir a razão da sua prisão e que, se não conseguir, a rapariga será morta.

Realização: Spike Lee

Atores: Elizabeth Olsen Josh BrolinMichael Imperioli Samuel L. JacksonSharlto Copley

Género: Thriller

 

“O Som Ao Redor”

Sinopse: A vida numa rua de classe-média na zona sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranqulidade para alguns, e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho.

Realização: Kléber Mendonça Filho

Atores: Gustavo Jahn Irandhir SantosMaeve Jinkings W.J. Solha

Género: Drama

 

“Pai Por Acaso”

Sinopse: David Wozniak teve, até agora, uma vida tranquila. Tem uma dedicada namorada, Emma, a quem quase não dá atenção, trabalha como motorista de entregas da empresa da família e aparentemente contenta-se com o seu estado de perpétua mediocridade. Apesar de David ter um bom coração, e ser muito charmoso, é imaturo, desorientado, tem dívidas gigantes e precisa desesperadamente de alguma orientação para a sua vida. Quando recebe a bombástica noticia de que é o pai biológico de 533 filhos, e que 142 deles o processaram, tudo muda e David decide que quer tomar a atitude certa e, finalmente, ser responsabilizado pelos seus atos. Ao mesmo tempo, a namorada de David, conta-lhe que está grávida, mas, conhecendo David, as expectativas de Emma são mínimas. Será que David a vai dececionar mais uma vez?

Realização: Ken Scott

Atores: Britt Robertson Chris PrattCobie Smulders Erin GerasimovichJack Reynor Vince Vaughn

Género: Comédia

 

“Khumba”

Sinopse: Khumba, uma zebra com apenas metade das riscas, aventura-se numa viagem iniciática para conquistar as riscas que lhe faltam, quando a sua ‘tribo’ o culpa pela falta de chuva. Na busca da lendária fonte onde as primeiras zebras obtiveram as riscas, Khumba cruza-se com um estranho naipe de personagens e alia-se a um duo improvável: uma gnu super-protectora e um avestruz auto-obcecado. Mas antes de poder reintegrar a ‘tribo’, Khumba terá de defrontar o feroz leopardo que controla a fonte e aterroriza os demais animais. Nem tudo é preto e branco nesta colorida e diferente aventura!

Realização: Anthony Silverston

Género: Animação

 

“Niko e o Pequeno Traquina”

Sinopse: Niko, uma jovem rena que tu conheces de Niko na Terra do Pai Natal, vive apenas com a sua mãe, Luna, e tudo o que Niko mais deseja é que a mãe e o seu herói, o seu pai Prancer, um dos famosos membros da Força Voadora do Pai Natal, se juntem para que todos possam viver felizes como uma família “normal”. Mas um dia, Luna diz a Niko que tem notícias surpreendentes: ela conheceu uma rena macho, chamado Leni, e que ele e o seu filho Joni vão viver com eles! O mundo de Niko desaba: não só vai deixar de ser filho único como terá de viver com este pequeno irmão, que todos acham adorável, e ainda terá que tomar conta dele! Não é bem o sonho de Niko… Durante as brincadeiras, Niko não consegue deixar de pensar em como a sua vida seria melhor se Joni desaparecesse. E então… É isso mesmo que acontece! Joni é raptado por águias malvadas e majestosas.

Realização: Jørgen LerdamKari Juusonen

Género: Animação