Saúde & bem-estar

Trocar mensagens prejudica o sono

Os Jovens que têm problemas relacionados ao sono deveriam deixar os seus telemóveis de lado antes de dormir. Segundo a pesquisa, pessoas que trocam muitas mensagens pelo telemóvel durante a noite são mais propensas a ter insónia, dormir poucas horas ou sentir mais cansaço ao longo do dia seguinte.

O estudo mostrou que esse efeito parece ser ainda pior quando o indivíduo está, por qualquer motivo, sob stress — nesse caso, usar o telemóvel antes de dormir pode afetar também a saúde emocional. “Trocar mensagens ao se deitar pode exacerbar os efeitos psicológicos negativos do stress”, afirma Karla Murdock, coordenadora do estudo.

A pesquisa foi realizada na Universidade Washington, nos EUA, e divulgada na edição deste mês do periódico “Psychology of Popular Media Culture”. Ao todo, foram avaliados 83 estudantes universitários de 18 a 21 anos. Os jovens relataram seus hábitos antes de dormir e também foram submetidos a uma série de testes que mediram fatores como níveis de stress e de bem-estar emocional, além da qualidade do sono.

Os participantes que usavam o telemóvel antes de ir para a cama com maior frequência revelaram-se mais propensos a ter problemas relacionados ao sono. De acordo com a pesquisa, para passar mais tempo a trocar mensagens, a pessoa acaba por ir dormir cada vez mais tarde e pode acordar a meio da noite para responder a uma mensagem que recebeu de madrugada.

A autora lembra que o estudo não mostrou que o uso do telemóvel à noite causa diretamente problemas relacionados ao sono – mas sim que existe uma associação entre esses dois fatores.