Saúde & bem-estar

Sexo com regularidade rejuvenesce

Uma pesquisa feita pelo Royal Edinburg Hospital, na Escócia, chegou à conclusão de que as pessoas que fazem sexo regularmente aparentam ser 5 a 7 anos mais novas que a idade real. O estudo, divulgado analisou ainda que o prazer é um fator crucial para a “manutenção” da juventude. A pesquisa durou 10 anos e contou com a participação 3.500 homens e mulheres europeus e americanos, com idades entre 20 e 104 anos (a maioria tinha média de idade de 45 a 55 anos). Todos os entrevistados foram observados por meio de um espelho unidirecional por um grupo de seis juízes, que adivinhou a idade dos indivíduos.

A conclusão geral foi a de que o fator mais importante para a aparente jovialidade dos voluntários é uma vida fisicamente ativa e, em segundo lugar, ter uma vida sexual vigorosa. A pesquisa indicou ainda que fazer sexo, incluindo a masturbação, pelo menos três vezes por semana, seria suficiente para conferir o benefício de uma aparência mais jovem, isto é, de 7 a 12 anos a menos que sua idade cronológica.

Os especialistas descobriram também que a atividade sexual que “tornaria o indivíduo mais jovem” é mais eficiente quando faz parte de um bom relacionamento com parceiro fixo em vez de sexo frequente com parceiros múltiplos ou ocasionais. As razões estariam ligadas a benefícios, como a queima de calorias, tonificação dos músculos pélvicos e liberação de endorfina e hormônios que nos fazem sentir bem. Além do mais, pessoas que fazem muito sexo costumam ser mais cuidadosas com a sua aparência. O neuropsicólogo David Weeks, que fez o estudo, descobriu que mulheres que aparentavam cerca de dez anos a menos do que sua idade verdadeira mantinham relações sexuais pelo menos três vezes por semana.

Como se não bastasse, a pesquisa feita no Hospital Real de Edimburgo, trouxe ainda mais um incentivo. Sexo, deixa a pele brilhante, alivia o stress, pode queimar até 300 calorias em 1 hora. E ainda por cima é de graça. Tonifica os músculos, estimula a circulação, previne doenças do coração e acaba com o stress. Parte da explicação é química: Fazer sexo estimula o organismo a produzir algumas substâncias preciosas para a aparência e o bem-estar. A endorfina dá a sensação de prazer, regula o sono e afastar a depressão. A pele fica com outra beleza e o cabelo mais brilhante, consequências do aumento do nível de estrógeno no sangue.