Saúde & bem-estar

Pequeno-almoço abundante aumenta fertilidade

Um estudo realizado pela Universidade Hebraica de Jerusalém concluiu que o pequeno-almoço abundante ajudar as mulheres que sofrem da síndrome de ovário policístico (SOP) a engravidar. 

A pesquisa, que foi realizada durante 12 semanas no Hospital Wolfson, concluiu que o número de mulheres que ovulam após ingerir um pequeno-almoço abundante cresceu consideravelmente, assim como os seus níveis de fertilidade.

O SOP, também conhecido pelo nome de síndrome de Stein-Leventhal e que afecta entre 6% e 10% das mulheres em idade reprodutiva, é um transtorno endócrino que provoca frequentes desequilíbrios hormonais, o que, como consequência, gera menstruação irregular e resistência à insulina.

Durante a pesquisa realizada pela edição electrónica do jornal Yedioth Ahronoth, foram analisados dois grupos de mulheres com um índice de massa corporal saudável (BMI), às quais foi administrada uma dieta de 1.800 calorias por dia. Metade delas ingeriu 980 do total das calorias ao pequeno-almoço, enquanto a outra metade fez a mesma ingestão ao jantar.

Entre as primeiras, foi registada uma diminuição de 8% nos níveis de glicose e na resistência à insulina, assim como uma queda de 50% nos níveis de testosterona. Nas segundas não foi registada nenhuma alteração, nem química nem hormonal.