Off the record

Os dotes culinários de Vítor Rangel

Não é só nas passerelles, em frente de uma câmara fotográfica ou de uma mesa de mistura, que Vítor Rangel se sente à vontade. O DJ que herdou o gosto pela culinária da mãe diz que em casa, a cozinha é dele. Não tem medo de arriscar nos paladares e gosta de surpreender os amigos e a família com alguns pratos. “Herdei da minha mãe este gosto, ela é uma excelente cozinheira. Cresci com os pratos de Moçambique e quando viemos para Portugal habituei-me a provar de tudo e não sou muito esquisito com o paladar”, conta.

Mais tarde, a carreira da moda proporcionou-lhe muitas viagens e a curiosidade levou-o a provar os pratos típicos de cada país que visitava. Daí surgiu a vontade de experimentar novos ingredientes. “Não costumo ler livros de receitas ou pesquisar muita coisa. Às vezes vejo uma receita na internet ou num programa de televisão, vejo como se faz e depois experimento fazer à minha maneira, acrescentando outras coisas”, explica.

Apesar de gostar de cozinhar diz que não é fanático por programas de culinária, seguindo apenas o de Jamie Oliver em particular: “Foi com ele que comecei a arriscar e senti que podia fazer pratos diferentes, porque ele explica como se cozinha um prato de uma forma muito fácil”.

No encontro com a Move Notícias, Vítor Rangel fez três pratos: uma salada, um prato de massa e uma sobremesa. “Gosto de cozinhar tudo, as sobremesas é que não são o meu forte”, confessa.

Além da atenção ao paladar, o DJ também tem cuidado com a apresentação dos pratos. “Por acaso foi a minha mulher, a Beatriz, que me incentivou a aplicar-me mais na apresentação do prato e, de facto, é muito melhor quando um prato sabe bem e está apresentável”, acrescenta. Pai de duas filhas, Vítor Rangel gosta que as refeições que prepara com toda a dedicação agradem a todos lá em casa.

 

 

Fotos: José Gageiro

Agradecimentos: Will Restaurante ( Praça Carlos Alberto, 4050-159 Porto)