Televisão

Making of de “Sabe ou Não Sabe”

Já pensou ser abordado na rua para participar de imediato num concurso com a possibilidade de ganhar dinheiro? Este é o objetivo do programa da RTP “Sabe ou Não Sabe”. Vasco Palmeirim anda pelo país a recrutar concorrentes, que têm que responder a perguntas de cultura geral e popular. Porém, acertar não chega e o não saber pode ser tão valioso como o saber.

O formato estreou a 17 de agosto e vai estar no ar até ao dia 30 de novembro, aos sábados à noite. Por isso, a equipa da Shine Iberia, produtora do programa, já percorreu 15 cidades. A equipa, de 15 pessoas, percorre as ruas, os mercados, as lojas de comércio tradicional…. para encontrar os concorrentes. “Escolhemos cidades que ofereçam mais diversidade. Os primeiros locais foram gravados na praia, por exemplo, mas a partir de agora vamos evitar a praia, porque o programa vai ser emitido até novembro”, explicou Carlos Gomes da Shine Iberia.

Cada programa apresenta vários concorrentes de várias cidades. “Fazemos uma montagem e surgem os concorrentes de vários locais, um programa não diz respeito a uma gravação de uma só cidade”, acrescenta.

Na rua o público já parece identificar o programa e não é difícil arranjar quem queira participar: “Não ouvimos muitas negas, normalmente as pessoas dizem que não quando estão com pressa e não podem parar”.

Quando um concorrente é abordado e aceita participar no “Sabe ou Não Sabe”, apenas tem que assinar um contrato de cedência de imagem e está pronto para gravar.

A equipa passou este fim-de-semana pelo Porto e Move Notícias acompanhou as gravações. Vasco Palmeirim gravou em locais emblemáticos da cidade como o Bolhão, a Avenida dos Aliados ou na rua de Santa Catarina.

 

 

Fotos: José Gageiro