Atualidade

Lucinha Lins esteve em Portugal

Lucinha Lins é por certo uma das atrizes brasileiras que dispensa apresentações no nosso país. Os portugueses apaixonaram-se por esta mulher de olhar doce mas nem por isso menos sedutor quando, em 1985, deu vida à Mocinha da novela “Roque Santeiro”. Nessa altura, casada com o cantor e compositor Ivan Lins a sua carreira nos palcos, no pequeno ecrã e na música já se espraiava por mais de uma década. Desta feita a sua vinda a Portugal quase “em ponte aérea”, devido ao facto de estar no elenco do musical “Flicts”, no Rio de Janeiro, foi proporcionada pela gala dos Troféus de Televisão da revista TV 7 Dias, onde veio apresentar o galardão de Melhor Apresentador de Televisão, atribuído a João Baião.

Esta não é a primeira estada de Lucinha Lins no nosso país, onde já esteve “diversas vezes”, mas aquela que maior prazer lhe deu foi quando veio fazer teatro, como uma das protagonistas da “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque. “Nessa altura, pude mostrar ao público português quem é a Lucinha Lins para além da atriz de telenovelas que todos conhecem e isso deu-me um prazer imenso”, afirmou. Inquirida sobre o seu conhecimento do teatro e dos atores portugueses, a atriz não hesitou em afirmar: “Sei que é uma vergonha mas conheço pouquíssimo do que se faz em teatro e e televisão em Portugal. Para minha vergonha não devo chegar a conhecer uns 10% dos atores que estão a concorrer aos prémios da televisão portuguesa que venho entregar. O que sucede é que tudo aquilo que fazemos no Brasil, chega a Portugal e o que se faz aqui não chega ao Brasil. De vez em quando sei de algumas coisas e apenas graças à TV por cabo…”. E não hesita em concluir, “trata-se de uma grande injustiça e algo que todos deveríamos tentar alterar, proporcionando um maior intercâmbio cultural entre os dois países”.
Algo que dificilmente é inegável é o facto de que com 60 anos acabados de completar em março, Lucinha Lins continua a ser uma mulher muito bonita e por quem os anos parecem não passar. Quisemos, por isso, saber qual os seus segredos de beleza. “Quanta gentileza em pensar assim (risos)! Na verdade não tenho nenhuns segredos de beleza. No Brasil, costumavam chamar-me só de Mocinha, por causa da minha personagem na novela “Roque Santeiro”. Agora, com o passar dos anos, creio que já me transformei em Senhora Dona Mocinha (risos)!”.

 

Texto: Isabel Prates

Fotos: António Fernandes